O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PEC) da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (POLI-UPE) foi aprovado pela CAPES em 12/07/2006, sendo o início da primeira turma em 05/03/2007.

O PEC é constituído por docentes com competências profissionais e acadêmicas diversificadas e complementares, sendo apoiado por cinco grupos de pesquisa certificados pela UPE e homologados pelo CNPq.

Três grupos de pesquisa deram suporte ao surgimento do PEC - Ergonomia, Higiene e Segurança do Trabalho (LSHT), Engenharia Aplicada ao Meio Ambiente (AMBITEC) e Tecnologia e Gestão da Construção de Edifícios (POLITECH); enquanto, dois grupos de pesquisa foram criados ao longo do desenvolvimento do Programa - Desenvolvimento Seguro e Sustentável (DESS) e Água nas Cidades (AQUAPOLI).

 

No quadriênio 2017-2020, o PEC cumpriu um conjunto focado de ações objetivando a melhoria do curso e o atendimento aos requisitos especificados pela CAPES, cujo êxito resultou na obtenção da nota 4. Entre as principais ações implementadas, cabe destacar:

- aumento do nível da produção científica: aumento da disponibilidade de auxílio institucional para publicação, diversificação e melhor seleção dos periódicos qualificados. A produção qualificada docente, tanto a geral quanto a dos estratos superiores foi considerada um dos pontos fortes da avaliação quadrienal. A produção intelectual discente também foi considerada em bom nível, sendo destacada a participação em anais de eventos científicos e a elevada realização de Produtos Técnicos e Tecnológicos (PTTs);

- aumento e consistência das ações diante da sociedade: a inserção local, regional, e nacional do Programa é resultado de atividades realizadas em todo o espectro de interação dos docentes e discentes com as organizações da sociedade. Ressalte-se ainda as ações de cooperação em nível nacional e internacional com a participação de docentes em grupos/redes de pesquisa entre instituições e convênios ou acordos de cooperação.

 

Constitui-se evidência da atuação do PEC como referência local e regional, o fato do Programa já ter formado 233 mestres em seus 17 anos de atuação, contando atualmente com 67 discentes de Mestrado, dos quais 23 possuem bolsas de estudo.

A origem dos discentes do Programa extrapola os limites do estado de Pernambuco, contribuindo para ampliar regionalmente a formação de mestres de outros estados brasileiros (Alagoas, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Amazonas, Minas Gerais).

O PEC ainda formou dois mestres em 2018 e 2020 oriundos do convênio internacional Programa de Alianças para a Educação e Capacitação, do qual faz parte a UPE, entre a Organização dos Estados Americanos (OEA), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB); assim como realizou a supervisão de seis pós-doutorados desde 2015, dos quais quatro são brasileiros e os outros dois da união europeia (UE).

 

Diante do quadro apresentado anteriormente, os docentes do PEC realizaram uma avaliação da situação atual e das perspectivas futuras do Programa, chegando as seguintes conclusões:

- considerando a avaliação quadrienal 2013-2016: a comissão da área atribuiu nota 4 ao pedido de reconsideração. Mesmo não sendo acolhido pelo CTC-ES, o aprendizado oriundo da análise realizada promoveu a orientação de ações para a melhoria do Programa, em especial, a seleção criteriosa de periódicos qualificados e pertencentes aos estratos superiores para a publicação da produção;

- considerando a avaliação quadrienal 2017-2020: além da nota 4 atribuída ao Programa, as recomendações da avaliação foram integralmente acatadas, orientando o realinhamento de ações, notadamente, quanto à criação de nova linha de pesquisa (manejo das águas no ambiente construído), à agregação de novos docentes (edital de credenciamento e recredenciamento) e ao melhor detalhamento do planejamento estratégico e da autoavaliação;

- considerando o amadurecimento do PEC: os indicadores disponibilizados nesta proposta demonstram o relevante impacto econômico, social e cultural das produções intelectuais, ressaltando a importância no âmbito local/regional, inclusive com importantes parcerias com instituições locais. Conforme destacado no parecer da comissão de área no relatório da avaliação quadrienal, as ações de aumento da inserção do PEC (local, regional, nacional), de internacionalização e de aumento da visibilidade são consistentes, inclusive com quantidade significativa de ações de cooperação em nível nacional e internacional;

- considerando a demanda represada: o Programa tem sido responsável pela formação de docentes de IES da região em mestres. Além disso, egressos também são levados à migração para realizar o doutorado, caracterizando a fuga de capital humano. Historicamente, pesquisas oriundas do planejamento estratégico vem demonstrando a pretensão de quantidade expressiva de egressos e atuais discentes em dar prosseguimento ao doutorado no PEC. Acrescente-se o fato que este Programa, conduzido no nordeste, busca diminuir as assimetrias regionais, exercendo naturalmente poder de atração de discentes oriundos de outros estados brasileiros e do exterior.

Como resultado da avaliação realizada, considera-se o momento oportuno para este pleito da proposta do doutorado na área de concentração em Construção Civil.

 

O PEC tem destacada atuação na área de concentração, cujo acréscimo da linha de pesquisa de manejo das águas no ambiente construído buscou a adequação à realidade atual e à abrangência das investigações desenvolvidas.

É importante destacar que os avanços na aplicação prática do conhecimento, o estudo do emprego das ferramentas de gestão e a atuação transversal da segurança do trabalho nas linhas de pesquisa fortalecem o caráter único do Programa no contexto da sustentabilidade, promovendo o reconhecimento do PEC na área de concentração em Construção Civil.

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